A importância da otimização de rotas: por que eu deveria investir?

17 de junho de 2021

Planejar rotas são tarefas muito difíceis e trabalhosas, contudo é extremamente necessário para trazer excelentes resultados, como: reduzir despesas, praticidade e aumentar a fidelização dos seus clientes.

No planejamento de rotas, se você não aproveitar o melhor caminho possível e buscar o melhor trajeto de acordo com as entregas mais próximas, você acaba gastando muito mais com combustível e terá que refazer percursos. E o pior de tudo, perderá o prazo dos clientes, que é basicamente perder para o seu concorrente.

 

 

Tópicos:
 

  1. Benefícios da otimização de rotas;

  2. De suporte aos seus clientes

  3. Rastreie seus veículos e considere cenários imprevistos

  4. Utilize ferramentas 

 

Benefícios da otimização de rotas
 

  • Menos quilômetros dirigidos é igual a menos consumo de combustível, ou seja, menos dinheiro gasto;

  • Todos os seus clientes recebem as entregas no prazo;

  • Mais paradas nas rotas e menos dinheiro gasto nas horas extras dos motoristas;

  • Atender um maior número de clientes em menos tempo;

  • Cumprirá o prazo que fez com o seu cliente.

    Otimize rotas e baixe suas despesas.

 

Dê suporte aos seus clientes


Para ter um controle de operações de alto nível,  significa que temos que entregar para o cliente exatamente aquilo que ele espera de nós. Caso o cliente precise conversar com você, reclamar, alterar ou entender, o seu suporte precisa estar preparado para atendê-lo, seja por WhatsApp, Redes sociais ou chat online. 

 

Rastreie seus veículos e considere cenários imprevistos


Porque é necessário o rastreio dos veículos em tempo real? Porque permite a você detectar problemas que possam ser reparados rapidamente e garantir o controle de todo o processo. Lembrando sempre de considerar cenários e problemas de rotas e distanciamento para que a empresa se prepare para situações e alternativas de entregas.

 

Utilizem ferramentas


As ferramentas te ajudam muito em organizar, planejar e principalmente, facilitar a comunicação entre a companhia e o cliente. Como exemplo temos a própria YouGo, que possui um aplicativo de entregas: você chama pelo aplicativo a qualquer momento do dia, lança os pedidos e distribui suas entregas por um custo baixíssimo. Além disso, existem muuuuitas outras ferramentas capazes de ajudar você a construir suas rotas e otimizar o seu tempo.